José Mariano Gago
José Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre 1995 e 2002 e entre 2005 e 2011, faleceu a 17 de abril em Lisboa. Professor Catedrático do Departamento de FÃsica do Instituto Superior Técnico desde 1979, fÃsico de renome internacional e um académico excepcional, teve um contributo para a ciência nacional e para a sociedade em geral, reconhecido com a atribuição do grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal.
Nascido a 16 de maio de 1948, em Lisboa, Licenciado em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, em 1971, doutorou-se em FÃsica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Paris, em 1976. Foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura, no Laboratório de FÃsica Nuclear e de Altas Tecnologias da École Polytechnique, de 1971 a 1976, e da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, de 1976 a 1978. Agregado em FÃsica, desde 1979, no Instituto Superior Técnico, foi presidente da Junta Nacional de Investigação CientÃfica e Tecnológica, entre 1986 e 1989. Foi fundador e presidente do Laboratório de Instrumentação e FÃsica Experimental de PartÃculas, em Lisboa, e professor catedrático do Instituto Superior Técnico.
A sua liderança, primeiro como presidente da Junta Nacional de Investigação CientÃfica e Tecnológica e, depois, como ministro com a tutela da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi essencial para o desenvolvimento do sistema cientÃfico nacional. Foi graças à s suas qualidades como investigador, professor e lÃder polÃtico que se atingiram os extraordinários avanços que o sistema cientÃfico e tecnológico português registou na primeira década deste século.
Em boa verdade, pode-se considerar que se deve à ação de Mariano Gago a modernização do Sistema CientÃfico e Tecnológico português, preparando o paÃs para os desafios do futuro.
O falecimento de um tão distinto Professor é uma perda irreparável para o paÃs e, em especial, para a Academia e para a º£½Ç´óÉñ.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!