Ǵ

Skip to main content
Others

Professores do ISA concebem projetos de Arquitetura Paisagista para o Concelho de Vila Franca de Xira

Sidónio Pardal e Luís Paulo Ribeiro, docentes do (ISA), da Universidade de Lisboa (ULisboa) conceberam 2 projetos para o concelho de Vila Franca de Xira: o Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria e o Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo (Tagus Linear Park).

A construção dos dois parques partiu da premissa de requalificar uma área degradada do concelho de Vila Franca de Xira e proporcionar uma maior ligação e contacto entre a população e o estuário do Tejo.

Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria, idealizado pelo Arquiteto Paisagista Sidónio Pardal, engloba o núcleo museológico “A Póvoa e o Rio”, com cafetaria, bem como o cais e arrecadações de apoio à pesca da comunidade avieira. Possui zonas de lazer, um parque infantil e juvenil, anfiteatro informal ao ar livre e zona desportiva e de manutenção, nomeadamente com ginásio ao ar livre, vólei de praia e skate park.

Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo (Tagus Linear Park), idealizado pelo atelier Topiaris, coordenado pelo Arquiteto Paisagista Luís Paulo Ribeiro com 14 ha de área, inclui o Centro de Interpretação do Ambiente e da Paisagem, concebido pelo atelier Difusor de Arquitetura, que utilizou a reciclagem de antigos contentores de transporte marítimo na conceção do espaço. O Parque é constituído por uma zona onde se concentra mais equipamento (parque de merendas, áreas de lazer, área para atividades fitness) e por aproximadamente 6 km de trilhos que atravessam zonas de sapais, antigas salinas, agrícolas e ribeirinhas, assim como zonas de restauro dos ecossistemas ribeirinhos recorrendo a técnicas de bioengenharia.

O desenho do parque deu primazia à sustentabilidade, tendo um baixo orçamento para construção; a rega encontra-se em pequenos núcleos e usa o sistema gota-a-gota; a vegetação utilizada é predominantemente autóctone (sapais, dunas e galerias ripícolas); ausência de relvados; manutenção das memórias do sítio (indústria, agricultura e natureza) e dos usos tradicionais (permanência da actividade piscatória, manutenção do usos pelos peregrinos para Santiago de Compostela e Fátima) e utilização da energia solar para iluminação das áreas do parque mais próximas das zonas urbanas durante as primeiras horas nocturnas.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

The University of Lisbon reinforces its national leadership in research
‘Memórias do Sagrado’ exhibition opens at the IGOT-ULisboa Art Space
Intensive Swimming Lessons for people over 65 | Applications Now Open