Ǵ

Skip to main content
Awards

Ǵ vence Concurso Nacional de Inovação BES

A Ǵ (ULisboa) conquistou os prémios do . Em 134 projetos concorrentes, a ULisboa venceu os quatro prémios disponíveis. As distinções na área da saúde, tecnologias da informação e serviços, recursos naturais e processos industriais correspondem a um total de 265 mil euros. A cerimónia de entrega dos galardões realizou-se, a 29 de novembro de 2013, no Espaço BES Arte & Finança.

O projeto “Vacinação eficaz contra a malária” do (IMM) da ULisboa é o grande vencedor desta 9.ª edição da iniciativa do BES que visa premiar a excelência na investigação. O projeto na área da saúde, liderado por Miguel Prudêncio, baseia-se na modificação genética de parasitas que causam a malária em roedores, criando uma plataforma de vacinação mais segura, eficaz e versátil para os seres humanos.

No setor das tecnologias de informação foi distinguido o trabalho “bioM – Wearable Gesture Recognition” desenvolvido pela (FC) da ULisboa. Este projeto, coordenado por Ricardo Santos, visa facilitar a utilização dos aparelhos eletrónicos (tais como consolas, smartphones, tablets, televisores e robots) de forma a que o respetivo controlo seja feito a partir dos gestos do próprio utilizador, recorrendo a uma banda têxtil elástica e inteligente que é colocada no seu antebraço.

“Screen Wood” foi o projeto vencedor na categoria de recursos naturais. A investigação, com a chancela do (ISA) da ULisboa na equipa de Ricardo Chagas, possibilita a deteção precoce de fungos infecciosos nas plantas jovens das videiras, permitindo a sua eliminação antes da implantação de uma nova vinha. O processo é feito através de uma análise por raios X capazes de detetar as estrias características de infeção fúngica no interior das plantas.

Na área dos processos industriais foi premiado o projeto “Charge2Change (C2C)” realizado pelo (IST) da ULisboa. O C2C é um supercondensador, fabricado com recurso a materiais abundantes e pouco poluentes, que permite armazenar uma quantidade de energia muito superior aos supercondensadores atualmente existentes no mercado. Esta investigação, liderada por Rui Pedro Silva, pretende tornar possível o armazenamento de uma grande quantidade de energia num curto espaço de tempo.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

The University of Lisbon reinforces its national leadership in research
‘Memórias do Sagrado’ exhibition opens at the IGOT-ULisboa Art Space
Intensive Swimming Lessons for people over 65 | Applications Now Open