Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Congressos e DzԴڱêԳ

Avaliação de cenários alternativos para reduzir a pobreza nos transportes à escala urbana: estudo de caso em Lisboa

A redeMOV da Ǵ, no âmbito do Ciclo de DzԴڱêԳ “Conversas à Terça”, organiza a Conferência “Avaliação de cenários alternativos para reduzir a pobreza nos transportes à escala urbana: estudo de caso em Lisboa” no dia 11 de março de 2025, às 17h00, no Auditório do TTC@ULisboa, por Francisco Coelho Plácido.

Conferência “Avaliação de cenários alternativos" redeMOV
Enquadramento da Conferência
O sector dos transportes é responsável, por si só, por 30,9% do consumo final de energia na UE-27 e por 25,8% das emissões de gases com efeito de estufa. Por conseguinte, a descarbonização do sector dos transportes deve ser acelerada. No entanto, esta transição deve ser efectuada de uma forma que reduza a desigualdade existente entre os diferentes membros da sociedade. Para abordar esta questão, foi criado um Índice de Pobreza nos Transportes (IPT), que tem em conta a acessibilidade aos transportes públicos e a percentagem do rendimento gasto em mobilidade. Este índice varia entre 0 e 1 e classifica a situação de pobreza nos transportes em 8 níveis, em três freguesias de Lisboa: Parque das Nações, Beato e Marvila. O aumento da frequência dos transportes públicos é o que mais melhora o valor do IPT no Parque das Nações. O rácio Custo/Rendimento desce de 8,65% para 7,20% e o IPT passa de 0,571 para 0,659. O Beato é a freguesia com melhores resultados no cenário de melhoria das Infra-estruturas. A percentagem de pessoas com acesso ao comboio e à GIRA aumenta 59,4 pp e 54,2 pp, respetivamente. Assim, o valor do IPT cresce de 0,481 para 0,584. A análise de sensibilidade do IPT mostra que o aumento da distância que as pessoas estão dispostas a percorrer a pé até às estações e paragens conduz ao valor máximo do IPT, uma vez que o valor da acessibilidade atinge o seu máximo, enquanto o rácio Custo/Rendimento atinge o seu mínimo. O IPT permite identificar não só as zonas com maior risco de pobreza em termos de transportes, mas também as estratégias de melhoria específicas em cada área que permitiriam aumentar os níveis de acessibilidade, conduzindo a uma diminuição das despesas com transportes.
 
Francisco Coelho Plácido
 
Ciclo de DzԴڱêԳ “Conversas à Terça”
redeMOV organiza as “Conversas à Terça”, Ciclo de DzԴڱêԳ mensais que constitui um espaço de reflexão e debate em torno da área da mobilidade urbana. Esta iniciativa pretende reunir a comunidade académica, as entidades reguladoras, operadoras e de empresas intervenientes nos sistemas de transportes num espaço de promoção da investigação e inovação, de divulgação e mobilização para oportunidades de financiamento e de resposta aos desafios colocados pela sociedade.
 
Nota: No evento será feita a recolha de vídeo e áudio.
 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Local
-
Auditório do TTC@ULisboa