Jorge Manuel Rodrigues de Sancho Relvas
Jorge Relvas é Professor Associado com çã da Faculdade de Ciências da Ǵ, onde ingressou em novembro de 1987, e é investigador integrado do Instituto Dom Luíz (IDL-LA). Foi membro do conselho de administração da Fundação da Faculdade de Ciências da Ǵ (2011-2015) e, depois, membro da comissão executiva da FCiências.ID (2015-2019). Entre 2022 e 2025, foi subdiretor da Faculdade de Ciências e, desde 2010, é presidente do Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência, numa antiga aldeia mineira no Concelho de Grândola, onde decorre um programa integrado de reabilitação social, ambiental e patrimonial.
Entre 2003 e 2019, foi membro do council, vice-presidente e presidente da Society for Geology Applied to Mineral Deposits. Foi membro do painel editorial do Boletin Geologico y Minero, de Espanha, e das comissões organizadoras de muitas reuniões científicas internacionais. Participou em 15 excursões de campo a províncias mineiras internacionais e em 5 missões oceanográficas, onde foi cientista responsável em vários mergulhos em submersíveis tripulados e não tripulados na Crista Média Atlântica. É autor de dezenas de artigos científicos indexados e de centenas de comunicações científicas em congressos internacionais, muitas delas como keynote speaker.
Recebeu o prémio “Melhor Artigo Científico da Revista Mineralium Deposita”, em 2002, tendo dois dos seus artigos sido capa na revista Economic Geology, em 2006. Foi distinguido com a “KGHM-SGA Kroll Silver Medal”, atribuída pela Society for Geology Applied to Mineral Deposits, em 2021.