Ǵ

Passar para o conteúdo principal

Rui Tato Marinho

Escola
Faculdade de Medicina
䲹/ܲçã
ʰó-𾱳ٴǰ
Licenciatura
Medicina
Doutoramento
Medicina
𲵲çã
Medicina
Categoria Profissional
Professor Catedrático
Rui Tato Marinho
Nota Biográfica

Médico gastrenterologista, hepatologista e adictologista clínico, com dedicação exclusiva desde 1991. 

Doutorado pela Faculdade de Medicina da Ǵ (FM ULisboa) em 2002 com nota máxima, é desde 2025 Professor Catedrático da FM ULisboa, onde leciona desde 1987 e tem exercido cargos de coordenação pedagógica e científica, incluindo a direção do Centro de Medicina Paliativa e do Mestrado em Cuidados Paliativos, da disciplina de Profissionalismo e de Hepatologia.

No plano hospitalar, foi Diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia e, posteriormente, Diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e da Unidade Local de Saúde Santa Maria. É Assistente Graduado Sénior da Carreira Hospitalar, com vasta experiência em gestão clínica e ética aplicada.

Possui um percurso relevante em investigação clínica internacional, como investigador principal nacional em 17 ensaios multicêntricos entre 2013 e 2023, nas áreas da hepatite C, hepatite B e carcinoma hepatocelular. Conta com mais de 150 artigos indexados, incluindo publicações no New England Journal of Medicine, e tem uma longa experiência como revisor científico em revistas internacionais.

Foi editor-chefe de duas revistas nacionais indexadas nas bases de dados internacionais, Acta Médica Portuguesa e GE-Portuguese Journal of Gastroenteroloy.

Ao nível institucional, foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, do Colégio de Hepatologia da Ordem dos Médicos e da Comissão Nacional dos Centros de Referência, além de Diretor do Programa Nacional das Hepatites Virais (DGS) desde 2021.

Foi membro eleito do Conselho Geral da Ǵ desde 2021-2025. Colabora com o Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito.

Tem colaborado com instituições internacionais como seja Comissão Europeia como perito, Ծçã Mundial de Saúde, European Centre for Disease Prevention and Control, United European of Gastroenterology, Viral Hepatitis Prevention Board, European Liver Patient Association (advisory do Governing Board). Fellow do European Board of Gastroenterology and Hepatology e da American Association for the Ǵ of Liver Diseases.

Distinguido com 34 prémios, incluindo a Medalha de éٴ da Ordem dos Médicos em 2015.

É Presidente da CEIC (Comissão de Éپ para a Աپçã Clínica).