A 20ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro.
20ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade.

Reconhecendo o impacto da Pandemia na alteração dos hábitos quotidianos de todos nós, esta semana pretende alertar para a importância das nossas escolhas nas deslocações diárias, seja para o trabalho, para a escola ou em lazer, para o nosso bem-estar e proteção do meio ambiente.
Escolher a bicicleta, ou outros modos suaves de mobilidade, é um caminho para a criação de cidades mais sustentáveis e para uma sociedade mais saudável, segura e resiliente, contribuindo para alcançar a neutralidade carbónica.
Integrada na “Semana Europeia da Mobilidade” decorre, no dia 22 de setembro, a iniciativa “Dia Europeu sem Carros”. A Ǵ incentiva toda a sua comunidade a utilizar a bicicleta nas suas deslocações diárias de e para a universidade, em especial neste dia mas, também, ao longo de todo o ano.
Nesse sentido, tomou a iniciativa, em 2014, de apresentar o Projeto “ULisboa em Bicicleta”, através do Orçamento Participativo, da . Este projeto permitiu construir mais de 25 quilómetros de rede ciclável, ligando assim os diferentes campi da ULisboa.
A rede permite a deslocação do Campus da Cidade Universitária, onde se situa o 䲹Dzó辱, o , a Reitoria, o TTC@ULisboa, a Cantina Velha, as Faculdades de , , , , , , e Institutos de 侱êԳ Sociais, e é&Բ; Campus da Alameda, onde se encontra o , passando pela Fundação Calouste Gulbenkian e Avenidas Novas e seguindo até ao Saldanha, Praça Marquês de Pombal. Aqui é possível escolher continuar para o Campus do Quelhas, () próximo da Assembleia da República, ou seguir para o Campus do Chiado (), passando pela Avenida da Liberdade, em plena zona histórica da cidade, seguir em direção ao rio () e subir para chegar ao Campus da Ajuda onde se situa o , a , as Faculdades de e , e .
Esta rede clicável é complementada por um conjunto de infraestruturas, incluindo 570 lugares de parqueamento para bicicletas da ULisboa e os vários terminais de que contribuem assim para uma melhor
Para proteger e valorizar o património natural, histórico e cientifico a ULisboa tem vindo a melhorar os vários espaços verdes na cidade de Lisboa, nomeadamente o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim Botânico Tropical, o Jardim Botânico da Ajuda e a Tapada da Ajuda.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!