Farmacêutico e docente na Faculdade de Farmácia Ǵ, Bruno Sepodes foi eleito Presidente do Comité Europeu de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) no Encontro Anual da Agência Europeia do Medicamento (EMA), começando o seu mandato no dia 21 de setembro de 2024.
Bruno Sepodes Eleito Presidente do Comité Europeu de Medicamentos de Uso Humano

Este é o comité científico mais importante da EMA responsável por emitir as recomendações sobre a entrada de novos medicamentos no mercado europeu. A eleição, por unanimidade dos Estados Membros da União Europeia, reconhece a liderança e o percurso científico de Bruno Sepodes na EMA e na academia. Esta é a primeira vez na história da EMA que um português assume a presidência deste Comité Científico.
Em comunicado à EMA, Bruno Sepodes refere que “como presidente do CHMP, a minha prioridade número um é garantir os mais elevados padrões de qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos para os pacientes na União Europeia”, acrescentando que “juntos, enfrentaremos os desafios e oportunidades apresentados pelas novas tecnologias, incluindo terapias avançadas complexas, a integração de tecnologias digitais de saúde e a utilização de inteligência artificial. Esforçamo-nos por facilitar o rápido desenvolvimento e implantação de medicamentos, especialmente quando confrontados com ameaças à saúde. “
Bruno Sepodes é Membro do CHMP, desde 2012 por nomeação do Estado português, e eleito Vice-Presidente desde 2018. Presidiu o Comité dos Medicamentos Órfãos (COMP) da EMA entre 2012 e 2018, por nomeação da Comissão Europeia, após recomendação da EMA, e foi nomeado pelo Management Board desta instituição como Co-Chair da Emergency Task Force (ETF), um grupo de trabalho que se tornou uma estrutura permanente da EMA em resultado do trabalho desenvolvido pela COVID-19 Emergency Task Force, ativada em 2020.
Em 2018 a EURORDIS concedeu-lhe o EURORDIS Leadership Black Pearl Award on Rare Diseases, atribuído a individualidades que demonstraram uma liderança significativa na área das doenças raras a nível europeu. Nesse mesmo ano fez parte da lista dos 100 indivíduos mais inspiradores da indústria farmacêutica (“The Medicine Maker Power List 2018”) na categoria “Masters of Change”.
Fonte:
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!