Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Outros

Colóquio "Primaveras Estudantis: da Crise de 1962 ao 25 de Abril"

24 Março foi o dia em que se assinalaram mais dias de democracia do que ditadura em Portugal.

No passado dia 24 de março decorreu na Ǵ o Colóquio "Primaveras Estudantis: da Crise de 1962 ao 25 de Abril". Este evento assinalou o início das comemorações oficiais dos e, coincidência feliz, é também a data em que se cumprem os 60 anos da crise académica de Lisboa.

A sessão da manhã deste Colóquio, que decorreu na Aula Magna, contou com as intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Reitor da Ǵ, Luís Ferreira, do Comissário Executivo das comemorações , Pedro Adão e Silva e dos testemunhos na primeira pessoa de Alberto Martins, Artur Pinto, Isabel do Carmo, João Cravinho e Manuela Juncal.

Durante a sessão foi apresentado o documentário “”, realizado pelo jornalista Jacinto Godinho e produzido pela .

No final da Sessão da manhã o Presidente da República homenageou Eurico de Figueiredo, figura marcante das lutas estudantis dos anos 60, .

O  Colóquio prosseguiu, da parte da tarde, com a presença de Álvaro Garrido, Fernando Rosas, José Pacheco Pereira e Luísa Tiago de Oliveira que participaram no Painel “ Os movimentos associativos estudantis e a construção da democracia”. Esta Sessão contou, igualmente, com a intervenção do , Eduardo Ferro Rodrigues.

O colóquio terminou com a atuação do .

Ao final do dia foi também inaugurada, no da Ǵ, a , que estará patente ao público até dia 28 de agosto.

 

Fotografias: Ana Valdeira, Duarte Pinheiro | Ǵ

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025