Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Outros

Encontro Sucesso Académico na ULisboa e as Necessidades Educativas Específicas: o Design Universal para quando?

O evento, realizado na Reitoria da Ǵ, reuniu especialistas, académicos e estudantes numa programação dinâmica e interativa, abordando a acessibilidade e a inclusão no ensino superior, com recurso a atividades várias, entre as quais uma mesa-redonda e um workshop de Design Thinking.

Fotografia do evento

O encontro faz parte do Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior, uma iniciativa financiada pela , cujo principal objetivo é desenvolver e implementar mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes, assegurando-lhes um percurso de sucesso. Durante o evento, foram apresentados desafios e práticas voltadas às necessidades educativas específicas, com destaque para o Design Universal como abordagem de acessibilidade que visa promover a integração de estudantes com diferentes perfis de aprendizagem e necessidades.

A abertura do evento foi conduzida pelo Prof. Luís Castro, Vice-Reitor da ULisboa, e Carla Boura, do Núcleo de Saúde e Bem-estar da universidade, que apresentaram o "Programa do Encontro". Em seguida, Nuno Neto Rodrigues, da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (), apresentou dados estatísticos que ilustram o perfil dos estudantes com necessidades educativas específicas (NEE) na ULisboa, oferecendo uma visão das iniciativas inclusivas.

Um dos pontos altos da manhã foi a mesa redonda "Design Universal e Educação Inclusiva: Desafios e Avanços no Contexto Nacional", que contou com a participação de Maria da Guadalupe Comparada Almeida do Grupo de Trabalho para Apoio aos Estudantes com Deficiência no Ensino Superior (), Sofia Freire do , Cristina Espadinha da ), e Andreia Cruz, estudante do . Os oradores discutiram os desafios da implementação de práticas inclusivas e os avanços no Design Universal como abordagem para uma educação mais acessível.

Seguiu-se uma breve sessão de ativação corporal conduzida por Carla Boura, o evento prosseguiu com um workshop de Design Thinking, organizado pelo grupo EaE. Durante a atividade, os participantes exploraram estudos de caso e participaram de um brainstorming colaborativo, focado na criação de soluções práticas para a inclusão acadêmica.

A tarde foi dedicada a sessões de trabalho de Design Thinking, na qual os participantes desenvolveram ideias e construíram protótipos de propostas inclusivas, com base nos desafios levantados pela manhã. O evento encerrou-se com a apresentação dessas ideias, proporcionando aos presentes uma visão concreta das soluções discutidas.

O encontro destacou o compromisso da ULisboa em promover uma educação inclusiva, alinhando-se com os princípios do Design Universal para ampliar o acesso e o sucesso académico dos estudantes com necessidades educativas específicas. 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025