Foi recentemente publicada na revista internacional Natural History Collections and Museomics uma revisão aprofundada das coleções zoológicas resultantes das campanhas oceanográficas realizadas por Portugal nas suas antigas colónias durante as décadas de 1950 e 1960.
Equipa do MUHNAC publica revisão das coleções zoológicas resultantes das campanhas nas antigas colónias

Atualmente, estas coleções estão preservadas no Museu Nacional de ᾱó Natural e da Ciência da Ǵ (MUHNAC). O estudo, intitulado , destaca a importância histórica e científica destas expedições e sublinha o papel crucial do MUHNAC na conservação deste valioso património. As campanhas, promovidas pela Missão de Biologia Marítima e pelas instituições sucessoras, tinham como objetivo o estudo sistemático dos recursos marinhos nas ex-colónias portuguesas, com foco particular em Angola, Cabo Verde e Moçambique, e resultaram na recolha de milhares de exemplares de fauna marinha, incluindo peixes, moluscos e crustáceos. A coleção agora analisada reúne 7.305 ocorrências e mais de 30.000 exemplares, representando mais de 1.000 espécies, entre as quais se destacam espécimes tipo de várias novas espécies.
No âmbito deste trabalho, os dados da coleção foram digitalizados e estão agora disponíveis para consulta no Global Biodiversity Information Facility (GBIF), .
Fonte:
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!