Diogo Lourinha Vilela conquistou o 1.º prémio no First Open Data Academy Challenge com modelo para otimizar os balanços energéticos locais em Portugal.
Estudante do Instituto Superior Técnico da ULisboa premiado por projeto para tornar rede elétrica nacional mais sustentável

O trabalho desenvolvido por Diogo Lourinha Vilela na tese de Mestrado em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico da ULisboa, foi distinguido com o 1.º prémio no . O estudo dedicou-se à otimização da rede elétrica nacional e à transição para um sistema energético mais eficiente e sustentável.
“A dissertação tinha como objetivo otimizar a rede elétrica nacional e contribuir para um sistema energético mais eficiente e sustentável”, explica o estudante. “Para isso, desenvolvi um modelo económico-energético que calcula os balanços energéticos locais, cruzando dados de produção e consumo ao longo do país. Dessa forma, conseguimos identificar os locais ideais para a instalação de novas unidades de consumo, como fábricas, maximizando a eficiência do sistema”.
A competição, promovida pela , desafiou os participantes a explorar e analisar conjuntos de dados abertos, aplicando metodologias avançadas de ciência de dados e inteligência artificial para melhorar o funcionamento da rede elétrica. O evento reuniu especialistas do setor, investigadores e profissionais da área da energia, que avaliaram as soluções propostas pelos concorrentes.
Durante o evento, teve lugar uma mesa-redonda dedicada ao tema O Papel dos Dados no Desafio da ԴDZçã, onde especialistas analisaram o impacto da ciência de dados e da inteligência artificial na modernização do setor energético. , professor do Instituto Superior Técnico da ULisboa, contribuiu com uma apresentação sobre aprendizagem automática e inteligência artificial, sublinhando o seu papel na evolução tecnológica do setor e na redefinição dos modelos de negócio.
Atualmente, Diogo Lourinha Vilela segue um percurso profissional distinto, trabalhando em consultoria financeira e frequentando uma pós-graduação em Data Science for Finance. “O meu futuro não estava 100% alinhado com esta dissertação, apesar de ter gostado imenso de realizá-la. Foi uma experiência extremamente enriquecedora e estimulante do ponto de vista técnico. A Engenharia abre estas portas para depois podermos seguir outros caminhos”.
Ao refletir sobre a experiência, destaca a importância da resiliência: “Quer no mestrado, quer na dissertação, trocamos muitos e-mails, participamos em muitas reuniões com os nossos orientadores, e, no fim, cabe-nos a nós chegar a uma solução. Temos apoio, mas somos nós que temos de procurar as respostas e enfrentar os desafios”.
O First Open Data Academy Challenge faz parte de uma estratégia mais ampla da para fomentar a inovação e a colaboração entre o meio académico e o setor energético. A iniciativa reforça a partilha e análise de dados para a evolução das redes elétricas e a transição energética.
Fonte:
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!
Temas: