O Instituto Europeu de Patentes distinguiu a investigadora pelo desenvolvimento do projeto BATS.
Filipa Rocha conquista 2.º lugar no Prémio Jovens Inventores

, investigadora do Interactive Technologies Institute (), doutoranda da professora assistente convidada e alumna do , conquistou o 2.º lugar no Prémio Jovens Inventores, na edição de 2023, anunciou a 4 de julho o Instituto Europeu de Patentes.
O distinguido passa pelo desenvolvimento de um sistema que tem por base a utilização de blocos tangíveis para promover a aprendizagem digital inclusiva de crianças com deficiência visual. Desta forma, eliminam-se barreiras educativas e promove-se a literacia digital.
A inventora portuguesa considera ser “uma honra e um privilégio estar entre os finalistas do Prémio Jovens Inventores”. “Foi um verdadeiro incentivo para continuar a minha investigação e procurar novas oportunidades e colaborações”, complementa
Os Blockbased Accessible Tangible Programming Systems (), nome da invenção de Filipa Rocha, são resultado do trabalho que a engenheira informática desenvolve no Interactive Technologies Institute e no (LASIGE) sob orientação de (Técnico) e Tiago Guerreiro (Faculdade de Ciências da Ǵ).
Este prémio reconhece a criatividade e talento de jovens inventores com idade igual ou inferior a 30 anos, que tenham desenvolvido soluções tecnológicas para enfrentar problemas globais e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Fonte: e
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!