Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Աپçã e Desenvolvimento

Investigador da ULisboa ajuda a desvendar papel da rede cósmica

David Sobral, Investigador do (IA) de Portugal e da (FC) da Ǵ (ULisboa), colaborou na equipa internacional de astrónomos que identificou a importância da rede cósmica na evolução de galáxias no Universo.

Segundo David Sobral, Investigador do IA e FC-ULisboa, "Já se sabia que as galáxias que vivem no "campo" (em ambientes muito pouco densos) têm uma maior probabilidade de estarem a formar estrelas, enquanto as que vivem na “cidade” (enxames de galáxias) estão sobretudo "mortas". No entanto, o papel da rede cósmica, e em particular dos filamentos gigantes que se pensa poderem ligar grandes enxames de galáxias, estava, até há pouco tempo, por compreender. Os nossos resultados mostram que os filamentos têm um papel fundamental na formação e evolução de galáxias.”

Estes resultados poderão ser a explicação para as galáxias nos enxames serem tão pouco ativas. Ou seja, se a maioria das galáxias for pré-processada em filamentos, poderão acabar como galáxias “mortas” quando chegarem até ao centro dos enxames. Este "esqueleto" do Universo deverá ter tido um papel importante na formação e evolução de galáxias, algo que até ao momento era muito difícil de estudar e observar.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025