Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Աپçã e Desenvolvimento
ʰéDz

Investigador da ULisboa distinguido pela Sociedade Americana de Neurofisiologia Clínica

Mamede de Carvalho, diretor de unidade e investigador do (IMM) da (FM) da Universidade de Lisbo, foi distinguido pela  (American Clinical Neurophysiology Society - ACNS) com o "Robert S. Schwab Award", um galardão que anualmente é atribuído a uma personalidade com contribuições excecionais na área de Neurofisiologia Clínica.

Trata-se do reconhecimento internacional de uma carreira de investigação e clínica dedicada a um conjunto vasto de trabalhos publicados em Neurofisiologia Clínica (mais de 200 artigos publicados a nível internacional) focados maioritariamente no estudo da esclerose lateral amiotrófica e que permitiram a definição de novos critérios para o seu diagnóstico, assim como a quantificação da progressão da doença e a compreensão dos mecanismos da sua origem.

“Ao estar ainda numa faixa etária em plena fase de atividade este prémio representa, sobretudo,  um estímulo para a persistência na realização de melhores trabalhos na Neurofisiologia Clínica, mesmo com meios limitados, quer em equipamentos quer em recursos humanos”, afirma Mamede de Carvalho.

Ao longo da sua carreira, Mamede de Carvalho tem contribuído a nível mundial para a promoção da Neurofisiologia. O investigador da ULisboa, que acumula funções como neurologista e neurofisiologista no Hospital de Santa Maria-Centro Hospitalar Lisboa Norte e como professor catedrático de Fisiologia na FM da ULisboa, é o primeiro português a receber o "Robert S. Schwab Award" que, desde 1997, tem sido maioritariamente atribuído a investigadores americanos.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025