Investigador da ULisboa nomeado Curador do Planetário Adler
Pedro Raposo, Investigador Pós-doc do (CIUHCT) da (FC) da Ǵ (ULisboa) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi nomeado Curador do , em Chicago, o mais importante planetário dos Estados Unidos da América, e uma das instituições científico-culturais líderes desse país.
A recente seleção deste investigador da ULisboa, detentor de um currículo variado que inclui uma larga experiência em atividades de divulgação científica e cultural, resultou de um exigente processo internacional de recrutamento. No cargo de Curador do Planetário Adler, Pedro Raposo terá como missão promover o estudo de uma das maiores e mais representativas coleções de instrumentos científicos históricos do mundo, assim como o seu enriquecimento com novos itens, facilitar o seu uso para fins educativos e de investigação, e trabalhar na sua interpretação perante o grande público, através da organização de exposições, do desenvolvimento de plataformas multimédia, etc.
"O Planetário Adler atrai cerca de meio milhão de visitantes por ano, sendo um sofisticado centro de ciência que inclui três salas para sessões de planetário equipadas com tecnologia audiovisual avançada, um grupo de investigação em astrofísica, um centro de imagem e visualização do espaço, um observatório, e um instituto para a história da astronomia, o "Webster Institute for the History of Astronomy".
Pedro Raposo foi o primeiro estudante de pós-graduação a obter o grau de Mestre em ᾱó e Filosofia das Ciências pela FC-ULisboa, em 2006. A sua tese de mestrado foi orientada por Henrique Leitão (recentemente distinguido com o ) e teve por tema o percurso do astrónomo Campos Rodrigues (1836-1919), segundo diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, e figura de proa da astronomia portuguesa de finais do século XIX e princípios do século XX. Em 2006, este investigador da ULisboa foi também o primeiro estudante a ser galardoado com o "Magellan Prize" da Universidade de Oxford, que distingue projetos de estudos pós-graduados relacionados com a língua e a cultura portuguesas. (...) O seu projeto de pós-doutoramento, no âmbito da história dos observatórios das antigas colónias portuguesas e na importância das redes internacionais para o desenvolvimento da astronomia portuguesa nos séculos XIX e XX, tem vindo a ser desenvolvido no CIUHCT sob a supervisão da Professora Doutora Ana Simões, Coordenadora deste centro de investigação e Pró-Reitora da ULisboa."
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!