Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Աپçã e Desenvolvimento

Investigadores da ULisboa participam na construção de nova câmara para o Very Large Telescope

Uma equipa de investigadores do (CAA) da (FC) Ǵ (ULisboa) está a participar na construção de uma nova câmara revolucionária do Observatório Europeu do Sul (ESO) para o telescópio Very Large Telescope (VLT), sendo responsáveis pela qualidade de imagem.

"A câmara designada MOONS (Multi-Object Optical and Near-infrared Spectrograph), começou a ser construída no dia 29 de setembro de 2014, constitui um espectrógrafo de nova geração que será instalado num dos telescópios do VLT. Durante o seu tempo expectável de vida (10 anos), a MOONS irá observar cerca de 10 milhões de galáxias, tornando-se uma ferramenta essencial para o estudo da formação e evolução destes sistemas ao longo da história do Universo. Este instrumento permitirá ainda sondar a estrutura da Via Láctea observando estrelas até uma distância de 40 mil anos-luz, incluindo regiões obscurecidas por poeira, permitindo assim aos astrónomos construir um mapa tridimensional da nossa galáxia.

José Afonso, Diretor do CAA e um dos investigadores responsáveis pelo projeto, assegura que “em poucos anos o MOONS conseguirá mostrar-nos como milhões de galáxias cresceram na época em que o Universo se mostrou mais ativo, há quase 10 mil milhões de anos".

Prevê-se que a MOONS esteja operacional em 2018, preenchendo não só uma lacuna nos meios de observação astronómica, (...) assim como obter dados importantes para outros projetos já em curso."

(PDF)

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025