Investigadores da ULisboa vencem Prémio Fundação Altran para a ԴDZçã 2014
Bruno Gil, Raul Martins, Mário Oliveira, Sérgio Laranjo, Isabel Rocha e Cristiano Tavares, Investigadores do (IST) e da (FM) da Ǵ (ULisboa) venceram o pelo desenvolvimento do "IBI-CardioRotors", um colete elétrico que permite medir a corrente elétrica do tecido cardíaco.
O galardão no âmbito da temática "ԴDZçã Tecnológica & Telemedicina" foi atribuído pela Fundação Altran dada a importância do "IBI-CardioRotors" "no apoio à melhoria dos cuidados de saúde para os pacientes, conseguidos através da inovação tecnológica”, salientou o júri do prémio.
“A solução IBI-CardioRotors consiste num sistema de mapeamento imagiológico 3D, não invasivo, para localização de correntes elétricas espirais anormais no tecido cardíaco, que permite monitorizar detalhadamente a corrente elétrica e respetivas flutuações, durante a cirurgia, internamento ou ambulatório. Ou seja, o colete elétrico pretende estudar os ritmos cardíacos em ambos os seus estados, normal e em arritmia”.
Para os seis investigadores da ULisboa, o "IBI-CardioRotors" é “o Santo Graal da Cardiologia” uma vez que poderá ajudar a revelar "os enigmas do coração" e também as origens das alterações do ritmo cardíaco.
Em janeiro de 2015, a equipa de investigadores da ULisboa vai disputar, em Paris, a final internacional do Prémio juntamente com participantes de Itália, França e Reino Unido.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!