Investigadores do IMM premiados pelo Conselho Europeu de Աپçã
Bruno Silva-Santos, Henrique Veiga-Fernandes e João T. Barata, os três investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da (FM) da Ǵ (ULisboa), foram premiados com bolsas Consolidator (Consolidator Grant) do Conselho Europeu de Աپçã(European Research Council, ERC).
Cada um destes investigadores irá receber um financiamento de cerca de dois milhões de euros, por cinco anos, para desenvolverem os seus projetos de investigação em diferentes áreas de ciências da vida.
Bruno Silva-Santos, Investigador Principal do IMM, na área da imunologia, recebe este ERC Consolidator, no valor de 2M euros e pretende com este financiamento identificar mecanismos baseados em microRNAs, “umas moléculas que controlam a expressão dos nossos genes, especificamente na produção de substâncias (citocinas) altamente inflamatórias”, explica Bruno Silva-Santos.
Henrique Veiga-Fernandes, Investigador Principal do IMM, na área da imunologia e infeção, recebe este ERC Consolidator, no valor de 2,3M euros que irá permitir estudar a regulação da inflamação no intestino: “O nosso trabalho revelará novos processos e alvos terapêuticos em doenças inflamatórias, infecciosas e tumorais no intestino e que têm grande relevância para a Saúde Pública”, explica Henrique Veiga-Fernandes.
João T. Barata, Investigador Principal do IMM, na área de fisiologia e endocrinologia, recebe este ERC Consolidator, no valor de 2M euros para estudar em profundidade o impacto da molécula IL-7 - uma molécula que circula no sangue e que está presente na medula óssea, timo e outros órgãos - e do seu recetor - presente à superfície de vários tipos de células, em especial células do sistema imune. “Queremos entender os mecanismos através dos quais a IL-7 e o seu receptor podem transformar células normais e fazer com que se tornem malignas e o papel que têm no desenvolvimento de leucemia e outros cancros”, explica João Barata.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!