ISA dinamiza projeto inovador reconhecido mundialmente
O (ISA) da Ǵ preside à cuja missão é salvaguardar a variabilidade genética das videiras nativas portuguesas, gerindo a sua conservação num pólo experimental dedicado e convertendo-a em valor para a fileira da vinha e do vinho.
Com a representação do Professor Jubilado do ISA, Antero Martins, esta associação é única no panorama vitivinícola português não só pela relevância dos seus objetivos, mas também pela combinação da multidisciplinaridade da sua composição e abrangência geográfica. Desde 2010 que a PORVID gere, por um período de 50 anos, uma área agrícola com 140 hectares (em Pegões), para nela ser instalado o Pólo Experimental Central para a Conservação da Variabilidade Genética das Videiras Autóctones. Trata-se de uma estrutura única no mundo que visa conservar e valorizar a variabilidade das variedades portuguesas antigas de videira ("Vitis vinifera"), a qual constitui uma fração significativa do património genético mundial da espécie.
Está planeado conservar entre 50 a 500 clones de cada uma das mais de 250 castas ancestrais com origem no território nacional, os quais ocuparão uma área de cerca de 80-100 hectares. Os primeiros oito hectares começaram a ser plantados em 2012. Para além de ser reconhecido por inúmeros especialistas, de Portugal e do estrangeiro, que recorrentemente visitam o pólo experimental, com vista a apreender e comunicar sobre o que ali é feito, este projeto inovador à escala mundial, tem, e terá, um elevado impacto a nível económico e na conservação da biodiversidade para as gerações vindouras.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!