Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Աپçã e Inovação

ISA integra projeto inovador na área da viticultura de precisão

O  (ISA), da Universidade de Lisboa (ULisboa), faz parte de um projeto de Աپçã europeu intitulado "Autonomous cloud-computing vineyard robot to optimise yield management and wine quality”, (VINBOT - Grant Agreement FP7- SME-2013-2, 605630), que á&Բ;desenvolver, ao longo de 3 anos, uma inovadora ferramenta destinada à viticultura de 𳦾ã.

O  tem por objetivo a criação de um veículo autónomo todo-o-terreno munido com um conjunto de sensores para captura de informação diversa (imagens, 3D, NDVI) com vista à obtenção de uma estimativa da produção e vigor da videira.

Com este projeto, iniciado em fevereiro de 2014, pretende-se responder a uma das principais necessidades da Viticultura do século XXI, produzindo uma ferramenta de viticultura de precisão que permitirá disponibilizar aos viticultores, em tempo real, informação detalhada sobre a distribuição espacial da produção e vigor das suas parcelas de vinha.

Esta informação é fundamental para apoio à tomada de decisão na vinha e adega em termos de planeamento das operações culturais, das necessidades de mão-de-obra, equipamentos, máquinas, cubas, etc. Para além disso, ao nível das Associações de Produtores, a disponibilização online de mapas de rendimento permitirá um melhor e mais eficiente controlo da produção dos seus membros e consequente coordenação e gestão do rendimento de acordo com os seus objetivos comerciais.

A equipa do ISA é liderada pelo Professor Carlos Lopes e conta com o apoio dos Professores Pedro Aguiar Pinto, Ana Monteiro e Ricardo Braga e do bolseiro de Աپçã João Graça.

O ISA colabora em várias “work packages” sendo responsável pelas tarefas relativas à validação de campo do protótipo, trabalhos que estão a decorrer nas vinhas do ISA.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Lídia Jorge, antiga aluna e docente da Ǵ, é distinguida com o Prémio Pessoa 2025
João Gomes da Silva distinguido com o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles