Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Աپçã e Desenvolvimento

O MARE na rota do ٱâԳپ

Quatro investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) estiveram embarcados em expedições oceanográficas no Oceano ٱâԳپ e Oceano Austral: Federico Ienna e Andreia Tracana participaram no Atlantic Meridional Transect (AMT), navegando desde as Falklands/Malvinas até ao Reino Unido a bordo do RRS Discovery ; Catarina Guerreiro navegou pelo ٱâԳپ Norte tropical ao largo do Norte de Áڰ, a bordo do RV Pelagia ; Afonso Ferreira , aventurou-se pela terceira vez ao largo da Península Antártica, tendo participado na expedição OPERANTAR 41, a bordo do navio polar Almirante Maximiano (também carinhosamente chamado de “Tio Max”).

O MARE na rota do ٱâԳپ

A área científica onde se incluem os objetivos destes cruzeiros é o estudo dos processos biogeoquímicos do oceano, tendo como tema primordial de investigação a comunidade biológica de fitoplâncton marinho, primeiro elo da cadeia trófica oceânica, que pode ser observado por deteção remota da cor do oceano.

Cada expedição tem distintos objetivos científicos. O AMT é um programa multidisciplinar coordenado pelo , que decorre anualmente desde 1995 para colher observações biológicas, químicas e oceanográficas de todo o Oceano ٱâԳپ. O objetivo deste programa consiste em validar modelos que abordam questões relacionadas com as alterações climáticas e o ciclo global do carbono. A expedição no ٱâԳپ tropical será liderada pelo  e tem como objetivo investigar os efeitos ecológicos e biogeoquímicos associados à deposição de poeiras atmosféricas provenientes do Deserto do Saara. Finalmente, a expedição OPERANTAR 41 será coorganizada pelo  e pela , e tem como objetivo investigar o impacto das alterações climáticas no ecossistema pelágico marinho na região na Península Antártida, desde os produtores primários aos mamíferos marinhos.

A participação do MARE nestas expedições multidisciplinares surge na sequência de várias colaborações em curso com equipas científicas internacionais do Reino Unido, Países Baixos, Alemanha e Brasil, no contexto dos projetos  (um projeto H2020, Twinning, liderado pelo MARE), ,  and ECOPELAGOS.

Fonte:

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025