O biólogo Alfonso Martínez Arias, da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), esteve a 4 de novembro no Salão Nobre da Ǵ para gravar ao vivo o podcast Isto não é assim tão simples. Durante a conversa, defendeu que a genética não explica tudo sobre quem somos e que o futuro da biologia passa por olhar para as células.
Podcast gravado ao vivo na ULisboa explora nova visão sobre o papel das células na biologia
Segundo o investigador, durante muitos anos acreditou-se que os genes eram a chave para compreender a vida. Mas, afirma, «os genes são apenas ferramentas que as células usam». O verdadeiro segredo está no modo como as células comunicam, colaboram e se organizam para formar organismos complexos.
Martínez Arias explicou também como o estudo de células estaminais e de organoides, pequenas versões de órgãos criadas em laboratório, está a mudar a forma como entendemos doenças, desenvolvimento e envelhecimento. Para o cientista, estes novos modelos vão abrir caminho a uma medicina baseada nas células, capaz de revolucionar os tratamentos no futuro.
O evento foi organizado pela , em parceria com a , e com o apoio da rede SAÚDE da Ǵ.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!