Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Outros

Professor do Instituto Superior Técnico da ULisboa distinguido pela Academia Europeia de Ciências

Luís Oliveira e Silva foi destacado pela sua contribuição na área da física de plasmas com destaque para a sua investigação pioneira em aceleradores a plasma.

Luís Oliveira e Silva, Professor do Instituto Superior Técnico, distinguido pela Academia Europeia de Ciências
Luís Oliveira e Silva, Professor do Instituto Superior Técnico, distinguido pela Academia Europeia de Ciências © EURASC

A acolheu, no dia 30 de outubro, a cerimónia de entrega da Medalha Blaise Pascal em Física a , Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico da Ǵ e coordenador do Grupo de Lasers e Plasmas no .

O prémio da "reconhece a sua notável contribuição na área da física de plasmas com destaque para a sua investigação pioneira em aceleradores a plasma e sobre as interações em cenários extremos de lasers e feixes de partículas com plasmas. Esta medalha sublinha a importância do seu contributo científico para o avanço da física de plasmas a nível global", lê-se no comunicado difundido pela instituição europeia.

Ao longo da sua carreira de investigação, Luís Oliveira e Silva desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento de aceleradores de plasma e no estudo de plasmas em condições extremas. Desde o seu regresso a Portugal, em 2001, estabeleceu uma equipa de investigação que posicionou o Instituto Superior Técnico na linha da frente da investigação em física de plasmas. Além do impacto científico do seu trabalho, o investigador é amplamente reconhecido pela sua dedicação à formação de novas gerações de cientistas e à promoção da física em fóruns científicos internacionais​.

A Academia Europeia das Ciências salientou ainda a “dedicação inabalável ao avanço da física do plasma, aliada à sua investigação transformadora e liderança, que epitomizam o espírito de inovação e excelência celebrado pela Medalha Blaise Pascal em Física. O seu profundo impacto no campo sublinha o merecido reconhecimento como destinatário deste prestigiado prémio”.

Licenciado e doutorado pelo Instituto Superior Técnico, Luís Oliveira e Silva desenvolveu a sua atividade científica e académica na Universidade da California Los Angeles, no Instituto Superior Técnico e na Universidade de Oxford. É Visiting Professor do Departamento de Física da Universidade de Oxford. Recebeu duas Advanced Grants do Conselho Europeu de Աپçã (2010 e 2015), a distinção Jovem Cientista 2009 no Summer Davos do World Economic Forum, o Prémio Científico IBM em 2003 e o 2001 Abdus Salam International Center for Theoretical Physics Medal for Excellence in Nonlinear Plasma Physics by a Young Researcher.

É membro do World Economic Forum, e foi eleito para a Global Young Academy e fellowda American Physical Society e . É e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Foi pelo Presidente da República Portuguesa em 2016. Foi Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico entre 2013 e 2020.

A Medalha Blaise Pascal é atribuída anualmente a cientistas que se destacam pelo impacto das suas descobertas e inovações em múltiplas disciplinas científicas, como a Física, a Matemática, a Química e as Ciências da Engenharia. Entre os anteriores galardoados, inclui-se a Professora Anne L’Huillier, vencedora do Prémio Nobel da Física em 2023, que

O prémio foi criado pela Academia Europeia de Ciências em 2003 com o objetivo de promover a excelência científica e homenagear investigadores cujos estudos impulsionam o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias que contribuem para o progresso científico e social. O nome do prémio é uma homenagem a Blaise Pascal, matemático e físico francês do século XVII, cujas contribuições em matemática, física e filosofia têm impacto duradouro na ciência e na tecnologia modernas​.
 

Fonte:  

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025