Arlindo Oliveira foi nomeado presidente do Comité de Acompanhamento Especializado que acompanhará a execução da Agenda Nacional de Inteligência Artificial.
Professor do Instituto Superior Técnico da ULisboa preside comité que aconselhará práticas em torno da inteligência artificial

, professor catedrático do e presidente do , presidirá o Comité de Acompanhamento Especializado, órgão criado pelo Conselho de Ministros com o intuito de aconselhar a atividade em torno da Agenda Nacional de Inteligência Artificial.
De acordo com o , este comité é “responsável por assegurar as melhores práticas de desenvolvimento de Modelos de Linguagem de Grande Escala (), o cumprimento dos princípios éticos e de segurança e por aconselhar sobre o potencial de aplicações do modelo nos diversos setores de atividade”. Segundo o mesmo documento, o órgão “terá ainda a responsabilidade de aconselhar acerca da elaboração e da execução da Agenda Nacional de Inteligência Artificial”.
“Será uma oportunidade interessante para acompanhar mais de perto o desenvolvimento das atividades da Agenda e de aconselhar o governo no sentido de maximizar o envolvimento da comunidade científica e empresarial da área”, comenta Arlindo Oliveira. O docente sublinhou que “o Técnico está fortemente envolvido na educação de profissionais com competências em inteligência artificial e diversos dos seus centros de investigação, incluindo o , o e o , [que] têm significativa atividade na área”.
A Agenda Nacional de Inteligência Artificial será apresentada no final do primeiro trimestre de 2025, sendo uma das iniciativas da Estratégia Digital Nacional aprovada pelo Governo. Tem como principal objetivo definir o caminho para o desenvolvimento e aplicação de Inteligência Artificial no país.
Arlindo Oliveira publicou recentemente o , editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Associado à publicação existe também . “Faça perguntas sobre o livro, esclareça dúvidas e mergulhe nos desafios e oportunidades desta tecnologia, que está a transformar o mundo. Aqui, a IA explica-se a si mesma, com as palavras de Arlindo Oliveira”, assim se auto-apresenta o chatbot.
Arlindo Oliveira é professor catedrático do Técnico, presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC), administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Աپçã e Desenvolvimento (INESC-ID). Em agosto de 2024, foi anunciado , criado para distinguir personalidades que tenham contribuído para o prestígio e afirmação da engenharia portuguesa.
Fonte:
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!