Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Outros

Professor do Instituto Superior Técnico da ULisboa preside comité que aconselhará práticas em torno da inteligência artificial

Arlindo Oliveira foi nomeado presidente do Comité de Acompanhamento Especializado que acompanhará a execução da Agenda Nacional de Inteligência Artificial.

Arlindo Oliveira

, professor catedrático do e presidente do , presidirá o Comité de Acompanhamento Especializado, órgão criado pelo Conselho de Ministros com o intuito de aconselhar a atividade em torno da Agenda Nacional de Inteligência Artificial.

De acordo com o , este comité é “responsável por assegurar as melhores práticas de desenvolvimento de Modelos de Linguagem de Grande Escala (), o cumprimento dos princípios éticos e de segurança e por aconselhar sobre o potencial de aplicações do modelo nos diversos setores de atividade”. Segundo o mesmo documento, o órgão “terá ainda a responsabilidade de aconselhar acerca da elaboração e da execução da Agenda Nacional de Inteligência Artificial”.

“Será uma oportunidade interessante para acompanhar mais de perto o desenvolvimento das atividades da Agenda e de aconselhar o governo no sentido de maximizar o envolvimento da comunidade científica e empresarial da área”, comenta Arlindo Oliveira. O docente sublinhou que “o Técnico está fortemente envolvido na educação de profissionais com competências em inteligência artificial e diversos dos seus centros de investigação, incluindo o , o e o , [que] têm significativa atividade na área”.

A Agenda Nacional de Inteligência Artificial será apresentada no final do primeiro trimestre de 2025, sendo uma das iniciativas da Estratégia Digital Nacional aprovada pelo Governo. Tem como principal objetivo definir o caminho para o desenvolvimento e aplicação de Inteligência Artificial no país.

Arlindo Oliveira publicou recentemente o , editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Associado à publicação existe também . “Faça perguntas sobre o livro, esclareça dúvidas e mergulhe nos desafios e oportunidades desta tecnologia, que está a transformar o mundo. Aqui, a IA explica-se a si mesma, com as palavras de Arlindo Oliveira”, assim se auto-apresenta o chatbot.

Arlindo Oliveira é professor catedrático do Técnico, presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC), administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Աپçã e Desenvolvimento (INESC-ID). Em agosto de 2024, foi anunciado , criado para distinguir personalidades que tenham contribuído para o prestígio e afirmação da engenharia portuguesa.

Fonte:

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025