Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Outros

Professor Luís Miguel Silveira nomeado presidente-eleito do IEEE Council on Electronic Design Automation

Luís Miguel Silveira, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) do Instituto Superior Técnico da Ǵ e investigador do INESC-ID , foi recentemente nomeado presidente-eleito do IEEE Council on Electronic Design Automation (CEDA) , uma das estruturas técnicas da maior organização técnica a nível mundial ligada ao avanço tecnológico.

Professor Luís Miguel Silveira nomeado presidente-eleito do IEEE Council on Electronic Design Automation

O professor Luís Miguel Silveira realça o “sentido de responsabilidade” com que assume estas funções.

“O é a maior organização técnica profissional dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Com presença em todo o globo e uma atividade que inclui a publicação de documentação técnica e científica, a organização de conferências e reuniões técnicas, a definição de padrões bem com um largo conjunto de atividade profissionais e educacionais, o procura desenvolver e promover a utilização de tecnologias avançadas nos mais variados contextos, industrial, comercial, educacional e social”, destaca.

O docente refere ainda que "estar envolvido na liderança de uma das estruturas técnicas do , traz consigo desafios particularmente relevantes num mundo em constante evolução". "As profundas alterações operadas nos modelos de criação, disponibilização e acesso a informação, por via da introdução de tecnologias disruptivas ou em rápida evolução, tornam necessária uma análise muito rápida das transformações daí resultantes e uma grande flexibilidade na adoção das medidas necessárias para acompanhar e potenciar essa mesma evolução." "Isto é particularmente relevante, sobretudo se pensarmos num contexto de pós-pandemia, dada a profunda alteração operada nos últimos tempos no modo de funcionamento e colaboração vigentes" adiciona.

No cargo para o qual foi agora nomeado, o professor Luís Miguel Silveira terá a responsabilidade de definir “esta nova estratégia e delinear os planos para a sua implementação”. O docente não tem dúvidas de que será “um trabalho desafiante, mas igualmente estimulante, onde decerto terei muito a aprender e espero poder contribuir com a minha experiência anterior”.

Formado em 2005, o é uma das estruturas técnicas do e tem como objetivo promover a automatização da conceção de circuitos e sistemas eletrónicos a todos os níveis, promovendo a permuta de informação técnica através de conferências – como, por exemplo, a prestigiada , a , ou a – bem como seminários e revistas (entre elas , ).

Membro do IEEE desde os tempos de estudante, o docente esteve envolvido ao longo dos anos em várias atividades do CEDA, tendo desempenhado funções como Associate Editor de uma das publicações. Além disso, o docente do é um participante regular das inúmeras atividades levadas a cabo pelo CEDA.

O esquema de funcionamento do CEDA, assim como de outras instituições congéneres, determina que o presidente-eleito sucederá ao presidente em funções no mandato seguinte, sendo que, após dois anos de mandato, o docente do assumirá automaticamente funções de líder desta estrutura.

Fonte: da Ǵ

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025