Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Աپçã e Desenvolvimento

Projetos da FC foram recomendados para integrar o RNIE

Cinco projetos da (FC) da Ǵ foram recomendados para integrar o (RNIE). O concurso promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia obteve 121 candidaturas, tendo apenas 54 (10 no âmbito das Ciências) sido recomendadas para integrar o roteiro.

O RNIE visa estruturar o investimento com um horizonte de seis anos, promovendo sinergias, e identificar áreas prioritárias de interesse nacional no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades, Ciências Físicas e Engenharias, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas e Biológicas, Materiais e Estruturas Analíticas, Energia e Infraestruturas digitais.

Os projetos "Rede Nacional de Espectrometria de Massa", "European Multidisciplinary Seafloor Observatory", "Rede Portuguesa de Monitorização Costeira" e "Infraestrutura Comum para os Recursos e Tecnologias da Linguagem de Portugal" são liderados por , professores cientistas da FC, tendo a colaboração de parceiros de outras instituições congéneres.

A Infraestrutura Nacional de Աپçã Ecossistémica de Longo Prazo, liderada por Margarida Santos-Reis, professora e investigadora da FC, e o Laboratório de Baixas Temperaturas e Campos Magnéticos Intensos (cuja componente de Ciências é coordenada pela professora e investigadora do Centro de Física da Matéria Condensada, Maria Margarida Godinho) também foram recomendados a integrar o RNIE. Contudo, deverão articular-se, ou fundir-se, com uma das 38 infraestruturas avaliadas com a categoria de máximo potencial científico e relevância estratégica.

Para José Manuel Rebordão, subdiretor da FC, "este resultado é certamente muito importante para os próximos anos de Ciências."

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025