Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Աپçã e Desenvolvimento

Solução portuguesa para o telescópio espacial Athena recebe luz verde da ESA

A componente ótica portuguesa, liderada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), e que irá integrar o futuro telescópio espacial europeu nos raios X, passou na revisão de requisitos e entra agora na fase de projeto.

Solução portuguesa para o telescópio espacial Athena recebe luz verde da ESA

O   lidera o conceito e desenho de um sistema de metrologia, ou OBM (do inglês “Onboard Metrology System”), que permitirá orientar com exatidão o espelho do , um telescópio espacial nos raios X, para o sensor de cada um dos dois instrumentos científicos desta missão. Na reunião com os peritos da Agência Espacial Europeia () e representantes de outros consórcios que estão a construir o Athena, ficaram definidos os requisitos a que este sistema terá de obedecer para cumprir os objetivos do telescópio e para se integrar no conjunto do instrumento.

“Estes requisitos definem desde a função propriamente dita, que é medir com elevada exatidão a orientação de um espelho de captação de raios X que está a 12 metros, até à resistência a vibrações, choques e níveis de radiação, ou a tolerância à contaminação por partículas (...) O nosso sistema vai chegar ao nível de modelo de engenharia nos próximos dois anos, ou seja, é um protótipo que vai ser testado em condições perto do real, que não vai ‘voar’, mas irá servir de base ao modelo de voo a ser construído numa fase posterior. Portanto, estamos na fase de escolher a tecnologia que terá de ser compatível com o ambiente do espaço.” , investigador da e do .

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Preparação de Candidaturas a Financiamento Europeu em Աپçã - Edição 2025
Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas