O SparCity pretende criar estruturas de supercomputação que maximizem o desempenho e a eficiência energética para computação esparsa.
Técnico integra projeto europeu em supercomputação com financiamento de 2,6 milhões de euros

Com três anos de duração e um total de 2,6 milhões de euros de financiamento, o SparCity é fundado pela uma iniciativa lançada em 2018 para aumentar a competitividade da Europa em computação de alto desempenho.
Fazer uso de técnicas de esparsidade é apontado por muitos como um passo vital no desenvolvimento da inteligência artificial, caso se pretenda manter o ritmo de progresso registado nos últimos anos e até acelerá-lo. Como sempre o Técnico, através dos investigadores do envolvidos no Sparcity deixa o seu cunho na construção deste futuro.
O professor Leonel Sousa, docente do e coordenador da equipa do INESC-ID envolvida no projeto, realça que o Sparcity “alavancará os esforços que estão a ser feitos nas tecnologias europeias de processamento de baixa potência – em particular a Iniciativa Europeia de Processadores – e contribuirá para a realização de futuras arquiteturas de sistemas exascale ”.
Além do professor Leonel Sousa, a equipa do INESC-ID envolvida no projeto conta com o professor Aleksandar Ilic, também docente do DEEC, com a Doutora Sara Tanqueiro responsável pelas atividades de comunicação e de disseminação do projeto, e ainda investigadores permanentes e staff sénior de apoio. “Haverá também Post-Docs e alunos de doutoramento envolvidos no projeto”, tal como refere o professor Leonel Sousa.
.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!