Em março de 2026, a Ǵ terá mais 1533 camas para oferecer aos seus estudantes, num investimento total de cerca de 66 milhões de euros.
Um quarto na cidade: residências da ULisboa em construção

Um estudo realizado pelo Gabinete de Estudos e Planeamento da Reitoria da ULisboa refere que cerca de 47 % dos estudantes da ULisboa são deslocados. De acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, cerca de 27 % dos estudantes do primeiro ano abandonam o ensino superior, sendo a crise de acesso à habitação uma das principais causas.
A Residência António Cruz Serra terá mais dois edifícios completos, e a praça central formada pelos três blocos oferecerá uma série de serviços que trará uma nova vida a esta zona da cidade. No Campo Grande e na Avenida das Forças Armadas mais duas residências surgirão, e a Residência do Polo da Ajuda foi completada, com a inauguração da segunda fase no passado mês de novembro.
Passámos em revista o decorrer dos trabalhos, falámos com Zélia Abegão dos Serviços de Ação Social para darmos a conhecer os recursos materiais e humanos a que um novo residente pode ter acesso e apresentamos uma caracterização geográfica dos estudantes deslocados. Célia Figueiredo da Faculdade de Psicologia apresentou-nos o programa de mentoria pioneiro que já está em curso e Sofia Cabral e Diana Valença, dois membros dedicados de uma comissão de residentes, mostram-nos como se mantém uma casa em ordem.
Leia o artigo completo na Revista ULisboa n.º 30, pp. 11-15.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!