Os 50 anos que se seguiram ao 25 de Abril foram de mudanças radicais.
A Revolução em movimento: Pensar o 25 de Abril através do cinema

A Revolução fez-se sentir a vários níveis, mas o facto mais retumbante foi o aumento do número de estudantes: em 1974, eram 56 333 os inscritos no Ensino Superior; em 2024, o número ascende aos 448 235. Em 1940, as mulheres representavam 20 % dos estudantes; hoje, são a maioria. O número de instituições de Ensino Superior também aumentou abruptamente: em 1974 havia três universidades em Portugal, nas cidades de Coimbra, Lisboa e Porto; agora, são 97 as instituições a oferecer este nível de ensino, que em 1979 se tornou binário, com a criação do ensino politécnico.
O que se ensina e como se ensina também foi mudado pela Revolução. Mariana Liz, professora em Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Ǵ e investigadora no Centro de Estudos Comparatistas, falou-nos do que o cinema nos ensina sobre o 25 de Abril e das consequências que este teve na arte das imagens em movimento.
Leia o artigo completo na Revista ULisboa n.º 31, pp. 10-17.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!
Temas: