Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Outros

Vindimas 2021 do Instituto Superior de Agronomia

Entre agosto e setembro iniciam as vindimas no Instituto Superior de Agronomia em colaboração com a Adega Belém .

Vindimas 2021 do Instituto Superior de Agronomia

As Vinhas do  na Tapada da Ajuda são as únicas de Lisboa com uma função de educação, investigação e produção.

Este ano foi renovada a sua parceria com a que, já desde o último ano, utiliza as uvas do  na produção dos seus vinhos. À iniciativa adere também a que tem vindo a colaborar em diversas campanhas das Vindimas do .

Em 2021 esta campanha será diferente, por questões de segurança e adotando sempre as medidas recomendadas, o conta com os seus colaboradores em vez dos voluntários externos. Esta é uma atividade em que toda a comunidade académica se envolve, desde estudantes (de licenciatura, mestrado e doutoramento) a funcionários, docentes e investigadores.

O primeiro dia de Vindimas foi a 5 de Agosto e os dias seguintes vão sendo agendados pelos técnicos.

Todos os anos, os dias da vindima são marcados de acordo com o grau de maturação das uvas das várias castas existentes, que vai sendo analisado pelos especialistas do . São eles docentes, técnicos e investigadores que estão envolvidos nesta tarefa ao longo de todo o ano para cuidar e preparar as vinhas para esta época, além da manutenção e função pedagógica das vinhas, em análise e estudo permanente pelos estudantes dos cursos do .

A organização da campanha está a cargo do Núcleo dos Espaços Verdes (NEV) da Divisão de Infraestruturas, Segurança e Ambiente (DISA) do  com a orientação de Anabela Matos e Luís Cordeiro. A equipa do NEV mantém os diversos espaços do Campus, desde os campos pedagógicos aos espaços comuns, nestes contando com a colaboração da respeitante aos trilhos que ligam o Campus do  ao Parque Florestal de Monsanto.

As equipas de Viticultura (Professores Carlos Lopes e Miguel Costa) e de Enologia (Professores Jorge Ricardo e Sofia Catarino) do  colaboram com o NEV na otimização da gestão da vinha e na determinação da data ótima da colheita que varia com as castas. Catarina Moreira e David Picard da Adega Belém integraram o Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia, colaborando nos últimos anos com as Vindimas e produzindo vinhos a partir das uvas do .

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025