Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória
1. Promover a autonomia, responsabilidade profissional, ética e legal através da aprendizagem ao longo da vida, que favoreçam um ambiente terapêutico, seguro e a implementação/ desenvolvimento de projetos de melhoria contínua; 2. Capacitar para uma prática reflexiva, inovadora, especializada e sustentada em evidência científica nos cuidados perioperatório à pessoa, família, pessoa significativa; 3. Desenvolver competências em modelos de organização e gestão dos cuidados de enfermagem, modelando a liderança e gestão de recursos de acordo com as necessidades do contexto cirúrgico; 4. Desenvolver a capacidade de cooperação no trabalho e tomada de decisão em equipa de saúde; 5. Capacitar para a utilização, produção, comunicação e disseminação do conhecimento científico em enfermagemperioperatória; 6. Promover o desenvolvimento profissional, a disciplina na área do conhecimento de enfermagem perioperatória e incrementar valor aos cuidados de saúde.
Os diplomados do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em Situação Perioperatória obtêm o grau de mestre (nível 7 do QNQ) e podem aceder ao título de Enfermeiro Especialista, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pela Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente: ser detentor do título profissional de enfermeiro, ter dois anos de experiência profissional e ter realizado a UC Estágio com Relatório. Como enfermeiros especialistas, podem exercer funções profissionais nos setores público, privado ou em regime liberal. A sua intervenção engloba todas as fases dos cuidados perioperatórios nomeadamente: a consulta pré-operatória, passando pela atuação no bloco operatório (convencional, ambulatório ou especializado), abrangendo competências em anestesia, circulação e instrumentação e ainda atuação na unidade de recuperação pós-anestésica e na consulta pós-operatória.
Acesso e ingresso
Ser titular de uma Licenciatura em Enfermagem com pelo menos 240 ECTS, ou equivalente legal, obtido em instituição de ensino superior portuguesa;