Docente da FC vence Prémio Pessoa 2014
Henrique Leitão, docente da (FC) da Ǵ (ULisboa), é o vencedor do Prémio Pessoa 2014. Concedido anualmente a alguém de nacionalidade portuguesa, este Prémio destina-se a quem tenha sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do País.
Na fundamentação da atribuição deste galardão destaca-se o trabalho de grande projeção nacional e internacional que o premiado desenvolveu no âmbito da Exposição 360º Ciência Descoberta, realizada em 2013 na Fundação Calouste Gulbenkian, dando a conhecer ao grande público a importância crítica que a Península Ibérica teve para o desenvolvimento científico e o progresso civilizacional. Para além disso, o seu trabalho tem-se traduzido em publicações científicas e na organização de exposições sobre história de Ciência de grande importância e impacto internacional. É ainda o coordenador do projeto de publicação das Obras Completas de Pedro Nunes, e em 2014, distinguiu-se pelo seu contributo para resolver o Método da Projeção de Mercator, um problema científico em aberto há um século.
O "Prémio Pessoa 2014" é uma iniciativa do jornal Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, cuja designação se inspira no nome de Fernando Pessoa, e é constituído por um diploma e uma dotação em dinheiro no valor de 60 mil euros.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!