Professor Jubilado do ISA agraciado pelo Presidente da República

No dia 5 de dezembro, o Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Ǵ (ULisboa), Joaquim Quelhas dos Santos, foi agraciado pelo Sr. Presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, com a comenda de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
O Prof. Joaquim Quelhas dos Santos foi o responsável pela criação e lecionação, no Instituto Superior de Agronomia, das disciplinas de Nutrição Vegetal e Fertilidade dos Solos, Fertilizantes e Fertilização, e do Curso de Mestrado em Nutrição Vegetal, Fertilidade dos Solos e Fertilização, cuja coordenação também esteve a seu cargo.
Como especialista nas questões da Fertilização e do Ambiente colaborou com as Universidades dos Açores, do Algarve, de Évora, de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Nova de Lisboa, bem como nas Escolas Superiores Agrárias de Ponte de Lima, Bragança, Castelo Branco, Santarém e Beja.
Exerceu ainda funções de consultoria, por cerca de 30 anos, em empresas adubeiras, exercendo a atividade na condução de ensaios tendentes a estudar a mais correta utilização dos fertilizantes, na realização de cursos, palestras, seminários e redacção de artigos e, durante 4 anos, no programa radiofónico “Diário Rural”.
É autor de vários livros de entre os quais se salienta “Fertilização: Fundamentos da utilização dos adubos e dos correctivos”, e de mais de uma centena de trabalhos de investigação e/ou de divulgação, e membro das comissões científicas da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo e da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens.
Exerce, actualmente, o cargo de Presidente do Conselho Científico da Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências Agrárias de Portugal. Em dezembro de 2013, a Universidade de Trás os Monte e Alto Douro atribuiu às novas instalações do seu Laboratório de Solos e Plantas a designação de Laboratório de Solos e Plantas Joaquim Quelhas dos Santos.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!